Quinta-feira
Abr262007

Projeto Centrado nas Pessoas Considerado Prejudicial

Human-Centered Design Considered Harmful

Neste artigo Donald Norman, conhecido pelo livro The Psychology of Everyday Things, critica as práticas atuais de projeto, e resgata o conceito de Activity-Centered Design.

São questionados diversos pressupostos, os quais são assumidos muitas vezes sem questionamento:

- Foco na tarefa: Norman lembra que atividades são compostas de muitas tarefas. Se o foco passa da segmentação em tarefas para as atividades, é possível ter visões mais apropriadas do que deve ser o objetivo de uma atividade de projeto. Exemplos de atividades são Contactar Amigos e Deixar os Emails em Dia. Estas atividades por sua vez se decompõe em tarefas como Fazer Chamada Telefônica, Ler email, Responder email. E focar na atividade significa também projetar para o que pode dar errado, para as interrupções, para o aprendizado.

- Adaptar a tecnologia às pessoas: apesar de seu propósito nobre, esta orientação é sempre limitada em suas possibilidades, e existe adaptação das pessoas à tecnologia. Orientar o projeto à atividade deve permitir o aprendizado da atividade pela compreensão da ferramenta. Especialmente fácil de entender quando a atividade proposta só é possibilitada pela nova tecnologia, como no caso dos tocadores de mp3 de alta capacidade e na tv digital interativa (quem pensava antes destas tecnologias em ouvir aleatoriamente toda sua discoteca, música a música, ou ainda pedir à tv que exiba a sinopse do programa que está passando ou enviar uma mensagem ao programa ao vivo pela tv?)

- Ouvir os usuários: ouvir os usuários como advogado no user (human)-centered design pode levar a projetos muito complexos, soluções que querem atender a cada particularidade de cada pessoa. A visão clara de um modelo conceitual compatível com a atividade proposta pela tecnologia seria mais importante para projetos inovadores.

Além desses destaques, muito mais informação no artigo original e no artigo escrito para complementá-lo:

Human-Centered Design Considered Harmful

HCD harmful? A Clarification
Quinta-feira
Abr262007

Bem vindos!

A idéia de fazer este blog já é antiga e ele já teve alguns falsos inícios. Vou tentar compartilhar aqui reflexões e experiências com usabilidade.

Eu trabalho com consultoria em usabilidade e estou bastante ocupado atualmente com dois projetos. Não parece ser o melhor momento para nenhum novo empreendimento, como este blog, mas ao mesmo tempo a hora não poderia ser melhor.

Trabalhar com projetos faz a gente refletir sobre muitas coisas relacionadas à usabilidade, questionar pressupostos e repensar as bases. É desse ponto em diante que vou publicando o que me parecer relevante. Mais um início
Page 1 ... 4 5 6 7 8