TOTVS (ERP - Sistema de Gestão)

Integração de Redes Sociais e Sistemas de Gestão:

  • Benchmarking com engenharia reversa de raciocínio de projeto
  • Desenvolvimento de raciocínio de projeto para diversos cenários de uso
  • Cenários e maquetes das interfaces com o usuário

Sistema FIESC (Intranets do SENAI/SC, FIESC e IEL/SC)

Reprojeto com foco em Usabilidade de Intranets do Sistema Fiesc (3.000+ usuários):

  • Arquitetura de Informação (benchmarking, card sorting, findability)
  • Design gráfico com usabilidade
  • Benchmarking para uso da intranet em Gestão do Conhecimento.

Endeeper (Graphledge - Elaboração de gráficos e visualização da qualidade de reservas de petróleo)

Análise e reprojeto da IHC:

  • Pesquisa etnográfica do uso atual da ferramenta;
  • Avaliação heurística da versão atual;
  • Reprojeto de tarefas, navegação e interação apropriadas às tarefas de análise petrográfica;
  • Wireframing das sugestões de reprojeto.

TOTVS (ERP - Sistema de Gestão)

Ações de disseminação do Processo de Usabilidade:

  • Levantamento de meta-casos de usos e templates candidatos associados;
  • Avaliação de componentes reusáveis da interface da plataforma do produto Datasul;
  • Avaliação de componentes de CRUD simples e pai-filho, filtro;
  • Preparação e validação de uma certificação em usabilidade;
  • Moderação de duas oficinas de usabilidade, com 22 analistas de usabilidade participantes no total.
Ilog (Plataforma de redes sociais para uso em escolas)

Levantamento de requisitos e benchmarking de uma plataforma de redes sociais para uso escolar:

  • Definição de cenários de uso para disseminação de informação;
  • Definição de cenários de uso para aprendizagem de uso apropriado de redes sociais;
  • Definição de cenários de uso para aprendizagem social em redes;
  • Avaliação heurística da interface com o usuário.

Ministério da Educação/Lantec-UFSC (Portal do Professor)

Avaliação da versão atual e projeto das interfaces com o usuário de um Portal do Professor a ser usado por todos os professores da rede pública de ensino para compartilharem boas práticas:

  • Avaliação heurística da versão atual;
  • Mentoring de um analista de usabilidade do Lantec;
  • Planejamento de atividades de melhoria da usabilidade.

IEL Nacional (Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem - SIGRA)

Avaliação da versão atual e projeto das interfaces com o usuário de um sistema de gestão de recursos de aprendizagem para uso em todo Brasil:

  • Levantamento dos problemas de usabilidade enfrentados pelos usuários da versão atual;
  • Avaliação heurística da versão atual;
  • Análse, modelagem e reprojeto de processos (workflow) com foco na usabilidade;
  • Wireframe do novo projeto de navegação, envolvendo contextos de interação e transição entre eles;
  • Design Gráfico, definindo a nova identidade visual das interfaces com o usuário.

ATTA (Central de Controle de Semáforos)

Avaliação da versão atual e projeto das interfaces com o usuário de uma central de controle de semáforos:

  • Avaliação heurística da versão atual;
  • Reprojeto com técnica de projeto centrada no uso com a equipe da ATTA.
  TOTVS (ERP - Sistema de Gestão)

Ações de disseminação do Processo de Usabilidade:

  • Consultoria na Institucionalização da Usabilidade, com suporte  a projetos;
  • implantação de um processo de testes com usuários e de um Laboratório de Usabilidade;
  • Preparação e gravação das aulas de um curso sobre o Processo de Usabilidade TOTVS.
  Hoplon (Jogo 3D Multijogador Online)

Avaliações de Usabilidade e Jogabilidade do jogo Taikodom:

  • Avaliação heurística;
  • Testes de usabilidade com usuários (com metodologia adaptada para jogos);
  • Testes de jogabilidade com usuários.
  Datasul (ERP - Sistema de Gestão)

Integração do Processo de Usabilidade Datasul à MDP (Metodologia de Desenvolvimento de Produto) da Datasul. Esta integração envolveu:

  • Customização e documentação do processo de usabilidade conforme a realidade de desenvolvimento de produtos da Datasul;
  • Acompanhamento e orientação da integração na ferramenta RMC (Rational Method Composer) da IBM;
  • Acompanhamentos dos testes de leitura com futuros usuários;
  • Acompanhamento dos projetos-piloto;
  • Ajustes ao processo oriundos das atividades de validação.
  Governo Federal (Educação a Distância pela Web e TV Digital)

Pesquisa de usabilidade e acessibilidade para definição de padrão de conteúdos digitais para educação à distância com interoperabilidade em Web e TV Digital.

  CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) (Serviços de Governo Eletrônico em Tele-Centro)

Pesquisa de modelo de interação e léxico apropriados para interfaces com o usuário de serviços de governo eletrônico (Saúde e Previdência) para analfabetos, surdos e cegos.

  UFRGS - Instituto de Informática (Aplicações Interativas em TV Digital)

Concepção de interfaces com o usuário de diversas aplicações de TV Digital Interativa: notícias, perguntas, votação, portal de acesso e comércio eletrônico.

  TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) (Aplicativos da Urna Eletrônica)

Avaliação, reprojeto e guia de estilo de interfaces com o usuário de aplicativos da urna eletrônica baseados na norma ISO 9241 (Ergonomics of Human System Interaction, Ergonomia da Interação Humano Sistema).

  CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) (Software Interativo)

Desenvolvimento de Checklist e Guia de Recomendações para Projeto de Interfaces com o usuário (GREPI) baseados na ISO 9241.

  Datasul (ERP - Sistema de Gestão)

Consultoria na definição e implantação do Processo de Usabilidade Datasul, baseado na ISO 13407 (Human centred design processes for interactive systems, Processos centrados nas pessoas para sistemas interativos) e a associada ISO TR 18529 (Human-centred lifecycle process descriptions, Descrição dos Processos do Ciclo-de-vida Centrados nas Pessoas).Identificação e modelagem para reuso de padrões de uso e de interação.

  Datasul BI 2.0 (Business Intelligence)
  • Reprojeto das interfaces com o usuário de ferramenta de Business Intelligence, com revisão de conceitos, análise da tarefa, e projetos de atividade, informação e interação
  • Mentoring em projeto de interfaces e guia de estilos.
  Governo Federal (TV Digital)

Coordenação técnica do consórcio que elaborou o Padrão de Referência de Usabilidade para o SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital):

  • Estado-da-arte da experiência de usabilidade de TVD em diversos países
  • Questionários para entrevistas de usuários potenciais
  • Entrevistas com especialistas
  • Base de conhecimento ergonômico para TVD
  • Projeto de interfaces de aplicações de TVD
  • Testes com usuários das interfaces das aplicações
  Ilog HCM (Web 2.0)

Mentoring em processo de projeto de interface com o usuário.Projeto baseado em cenários e personas.Pesquisa de interfaces no modelo Web 2.0.

  • Conceitos de gestão de capital humano baseada em competências.
  • Consultoria em interfaces concebidas no conceito de Projeto Baseado no Desempenho.
  • HCM (Human Capital Management)- mentoring em projeto de interfaces.
  Celesc (Sistemas de Gestão)

Capacitação a nível de pós-graduação.Mentoring em processo de usabilidade.Elaboração de um guia de estilo para interfaces com usabilidade.Testes com usuários das interfaces propostas.

  Sebrae Nacional (Educação à Distância via Web)

Projeto em educação à distância IPGN (Iniciando um Pequeno Grande Negócio) com mais de 200 mil alunos:

  IEA (Instituto de Estudos Avançados) (Inteligência Competitiva)

Sistema de Inteligência Competitiva Política:

  • Análise do trabalho e proposta de inovação ergonômica com TICs.
  Sebrae/SC - Negócio Certo (Educação à Distância via Web)

Projeto ergonômico e das interfaces .

  TIM Sul (Comércio Eletrônico)

Avaliação heurística e reprojeto de site de comércio eletrônico.

  Hoplon (Jogo 3D Multijogador Online)

Mentoring em usabilidade e jogabilidade do Taikodom

  Ionics Informática e Automação (Ponto de Venda)
  • Mentoring em processo de projeto de interface com o usuário.
  Fácil Informática (Editor de Texto)
  • Avaliação heurística,
  • teste com usuários de um editor de texto.
  Complex (Autoria Hipermídia)
  • Avaliação heurística de software de autoria hipermídia e educacional.
  ProJuris (Sistema de Gestão Jurídica)
  • Avaliação heurística de software jurídico.

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